terça-feira, 4 de outubro de 2016

Mapa Interativo Lapig

Link: http://maps.lapig.iesa.ufg.br/lapig.html

Órgão Responsável: O Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) está vinculado ao Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). As suas atividades foram iniciadas em 1994, tendo contribuído, durante este período, com a elaboração de diversas monografias de bacharelado, dissertações de mestrado, e teses de doutorado, além da oferta de disciplinas de sensoriamento remoto, cartografia digital e sistemas de informações geográficas para diferentes cursos e institutos da UFG. Em 2010, demos início aos "Geocursos", um projeto de extensão que oferta cursos de curta e média duração no âmbito das geotecnologias, oferecidos para a comunidade em geral.
Em paralelo a tudo isso, no Lapig a pesquisa configura‐se como uma importante frente de atuação, fortemente vinculada às atividades de ensino e extensão. Neste sentido, ao longo dos anos muitas foram as parcerias estabelecidas com importantes universidades e centros de pesquisa, no Brasil e no exterior, com vistas à produção e/ou organização de dados geográficos e documentais voltados ao monitoramento territorial e ambiental dos biomas brasileiros e respectivas paisagens naturais e antrópicas.

Síntese: O Mapa Interativo Lapig é uma plataforma de pesquisa desenvolvida para disponibilizar dados raster e dados vetoriais produzidos pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig). Na plataforma os usuários podem realizar buscas, visualizar os dados de seu interesse e fazer o download dos mesmos. A plataforma implementa os seguintes padrões de interoperabilidade, definidos pela Open Geospatial Consortium (OGC):

- Web Map Service (WMS): padrão que especifica como disponibilizar mapas na WEB, utilizado na visualização dos dados geográficos.
- Web Feature Service (WFS): padrão que especifica como disponibilizar dados vetoriais na WEB, utilizado no download dos dados geográficos.
- Web Coverage Service (WCS): padrão que especifica como disponibilizar imagens de satélite na WEB, utilizado no download dos dados geográficos.

Os dados geográficos produzidos pelo Lapig são disponibilizados no Mapa Interativo acompanhados de um perfil de metadados. Os metadados são de fundamental importância, pois descrevem características, possibilidades e limitações dos dados disponibilizados, por meio de informações documentadas e estruturadas, como por exemplo, a data de geração de um dado, o tipo de representação espacial utilizada e a projeção e escala cartográfica. Estas e outras informações são consultadas através de uma interface, facilmente acessadas pelo usuário da plataforma de pesquisa. Da mesma forma, para os dados provenientes de outras fontes são também disponibilizados arquivos documentais com informações relativas ao dado e a instituição provedora.
A viabilização do Mapa Interativo se deu por um conjunto de softwares livres (Open Source). Atualmente é disponibilizado mais de 8.500 camadas de dados, vetoriais e rasters. Tal volume de dados mostra o potencial das ferramentas livres utilizadas.

Tela Inicial:

Categorias de Informação:

Agricultura
Água
Biodiversidade
Desmatamento
Geopolítico
Imagens Aéreas
Infraestrutura
Outros
Pastagem
Queimadas
Relevo
Social
Solo
Uso do Solo
Vegetação

Subdivisão da Categoria Água:
Áreas de Inundação do Brasil
Bacias Hidrográficas do Brasil
Chuvas do Brasil
Corpos de Água da Caatinga
Corpos de Água da Mata Atlântica
Corpos de Água do Cerrado
Corpos de Água do Pampa
Corpos de Água do Pantanal
Déficit Hídrico Mensal do Brasil
Déficit Hídrico do Cerrado
Evapotranspiração Normalizada do Brasil
Evapotranspiração Potencial do Brasil
Evapotranspiração do Brasil
Hidrogafia Poligonal do Brasil
Hidrogeologia de Goiás
Hidrogeologia de Tocantins
Hidrografia Linear de Goiás
Hidrografia Linear de Tocantins
Hidrografia Linear do Brasil
Hidrografia Linear em rede de Goiás
Hidrografia Poligonal de Goiás
Ilhas do Brasil
Ilhas de Goiás
Massas D'água de Goiás
Massas D'água do Brasil
Ottobacias de Goiás - nível 5
Ottobacias do Brasil - nível 12
Ottobacias do Brasil - nível 4
Pivôs Centrais
Quedas D'Água do Brasil - Linear
Quedas D'Água do Brasil- Pontos
Sub-Bacias Hidrográficas do Brasil
Trechos de Massas D'água do Brasil
Variação da Água de Subsuperfície da América do Sul
Variação da Água de Subsuperfície do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário