terça-feira, 7 de junho de 2016

Novo Mapa Hidrográfico da Cidade de São Paulo

link: https://hezbolago.cartodb.com/viz/61f2d082-5c01-11e5-8050-0e73ffd62169/public_map

órgão responsável: Hezbolago

síntese: mapeamento independente e científico que propõe corrigir os problemas de georreferenciamento presentes na localização dos cursos d’água das bases oficiais e, gradualmente, acrescentar os afluentes que faltam. Além disso, em caráter pioneiro, indicaria a localização de bicas e nascentes urbanas.
Quanto à metodologia, são consultadas as bases do levantamento Sara Brasil, de 1930, GEGRAN, de 1971 (ambos disponíveis no site do IGC – Instituto Geográfico Cartográfico), VASP-Cruzeiro do Sul, de 1954, e, no caso do centro antigo da cidade, mapas históricos que vão de 1807 a 1897 (alguns deles disponíveis no site do Arquivo Histórico Municipal). São feitas sobreposições dessas bases com imagens aéreas do Google Earth, visitas à campo para leitura da paisagem, conversas com moradores antigos, pesquisa bibliográfica e, vez ou outra, visitas ao PROJ 004, seção de arquivo das plantas de drenagem e melhoramentos viários, da SIURB (Secretaria Municipal de Infraestruturas e Obras). Para descoberta das nascentes e bicas, além dos recursos descritos, muitas vezes é feita a compartimentação geomorfológica do relevo.
O Novo Mapa Hidrográfico da Cidade de São Paulo é um trabalho em andamento, sem prazo para ser concluído.

tela inicial:


camadas:
hidrografia_oficial
corregos_nao_mapeados
bicas_e_nascentes
microbacias_hidrograficas


Esquema de uma bacia hidrográfica
extraído de "As águas do estado de São Paulo", http://sanderlei.com.br/PT/Ensino-Fundamental/Sao-Paulo-Historia-Geografia-51

Nenhum comentário:

Postar um comentário