segunda-feira, 6 de junho de 2016

Rios (in)visíveis

link: http://www.riosdesaopaulo.org/

órgão responsável:Coletivo Escafandro (Iana Chan, Pamela Bassi e Stephanie Kim Abe)

síntese: O projeto Rios (in)visíveis iniciou-se em maio de 2014, durante o EcoHack World. O evento, realizado concomitantemente em três cidades (Nova York, São Francisco e Madri), juntou pessoas interessadas em entender melhor os temas relacionados ao meio ambiente e dispostas a trabalhar em grupo em torno de ideias inovadoras que resultassem na criação de visualização de dados, mapeamentos, banco de dados e outros produtos.
Inspiradas pela história dos rios sepultados vivos de São Paulo o Coletivo Escafandro, composto pelas jornalistas Stephanie Kim e Iana Chan, e pela designer Pamela Bassi, teve a ideia de trazer à tona essa paisagem subterrânea e tornar visível o que até então era ignorado pela maioria dos paulistanos: existem cerca de 3.000 quilômetros de rios e corpos d’água que correm sob o concreto de ruas e avenidas da cidade.
Com as ferramentas Mapbox e Mapas Coletivos, os dados disponibilizados pelo Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais no Município de São Paulo (PMAPSP) e a inestimável ajuda dos outros participantes do evento, especialmente do Vitor George, fizemos a primeira versão do mapa.
O projeto surgiu inicialmente como um trabalho de mapeamento, porém, devido a boa aceitação e divulgação nas redes sociais, tornou-se um mapa colaborativo aberto para que as pessoas possam contar suas histórias, mostrando uma outra perspectiva do espaço urbano e das margens ocultas da cidade.
Na página do projeto os visitantes podem fazer upload de fotografias antigas de rios e córregos e deixar seu relato sobre o tema a partir de uma perspectiva pessoal. O resultado é um mapa geográfico-afetivo que mostra um olhar outro sobre a cidade que afogou alguns de seus rios para construir suas maiores avenidas.

tela inicial (clique na figura para expandir):



link 2: Mostra Rios e Ruas


Nenhum comentário:

Postar um comentário